Re: [obm-l] GEOMETRIA ANALITICA

   Agora sim, Danilo

   A elipse da questao 1 tem o eixo maior a um angulo
t(~54,22°) com o eixo dos x, onde tg(2t)=-3, medindo

       18R^2*sqrt10/(13*sqrt10-40) e o eixo menor

       18R^2*sqrt10/(13*sqrt10+40) (muito menor...)

    Vc. pede pra explicitar a solucao da 3, mas nao
diz o que? Em todo caso, vamos la

 a^2= 6*b^2/(b^2+9) (I)  vc. obtem substituindo as
                         coordenadas de A na equ. da
                         hiperbole
 (x/a)^2-(y/b)^2=1   (II)

  Isolando, p.ex., y na equ. da tangente dada

   9x+2y-15 = 0   e substituindo-o em (II) juntamente

                  com o a^2 de (I), chega-se a uma
equ. do segundo grau em x, com parametro b^2.
        Para que a reta seja tg. a hiperbole e preciso
que o discriminante seja nulo, o que nos fornece

    4*b^4-15^2*b^2+9*15^2=0, que eu ja tinha colocado.
    Quer tentar?

    Se precisar de mais ajuda nesta ou nas duas
primeiras nao exite (mas procure exercitar).

    []s

  Wilner

--- Danilo Nascimento <souza_danilo@yahoo.com.br>