Re: [obm-l] Ola podem me ajudar??

Ha um argumento combinatorio que eu adoro!

Temos que provar que

o tanto de jeitos de se escolher p bolas de bilhar de
um conjunto de n+1

o tanto de jeitos de se escolher p bolas de bilhar de
um conjunto de n,

mais

o tanto de jeitos de se escolher p-1 bolas de bilhar
de um conjunto de n.

Bem, podemos fazer assim:
*Marcar uma bola.

Ai temos udas possibilidades:

--Jogar esta bola fora, o que da a segunda parte
acima;

--Escolher esta bola como uma das p que eu quero, e
escolher as outras depois, o que da a segunda frase.

E ai, convenceu?