Re: [obm-l] Ternos inteiros

(xy +xz + yz)/xyz =4/5 =0,8

1/x+1/y+1/z =0,8
1)(
nenhum deles pode ser um porque senao os outros tem que ser negativos
fazendo um deles ser 2 achamos de cara:
1/y+1/z=0,3
y= 10 e z=5

y= 20 e z=4

o que dao 12 ternos ordenados ao todo.
Alternativa e.

2)

d = c*n

dg1 = 2*c/2
dg2 = (n-2)*(c+8)
dg1+dg2 -d =72
nc+8n-2c-16+c-cn=72
nc+8n-2c-16+c>nc

8n-c=88
8n-d/n=88
8n-88=d/n
d=8n(n-11)
para d ser inteiro positivo, o menor valor de n e 12 radios.
abraço, saulo.