[obm-l] [obm-l] Questão de P.A./P.G.

Estava desenvolvendo vários exercícios de P.A./P.G. e encontrei esse
exercício. Até consegui resolver, embora o resultado nunca batesse com uma
das alternativas. Por favor tente ai e vejam se tem algo errado com a
questão. Aqui vai ela:

(PUC/CAMP) Uma progressão aritmética (P.A.) e uma progressão geométrica
(P.G.), cujos termos são inteiros, têm o mesmo primeiro termo e a mesma
razão. Se o quinto termo da P.A. é 11 e a diferença entre o segundo termo da
P.G. e o segundo termo da P.A. é 1, então o quinto termo da P.G. é:

a) 243
b) 162
c) 95
d) 48
e) 32

A RESPOSTA CERTA DE ACORDO COM O GABARITO É "D".

Minha resolução (se possível cheque e veja se encontra algum erro, pois ja o
fiz várias vezes e não encontrei nenhum). Aqui vai:

* Considerando a razão q (igual nas duas);

PA(x, x+q, x+2q, x+3q, 11)
PG(x, x.q, x.q², x.q³, x.q³.q)

* Temos que o quinto termo da P.A. é igual a 11, logo:
  11 = x + 4q =>
  4q = 11 - x =>
  q = (11 - x)/4

* Se q = (11 - x)/4 e x.q - (x+q) = 1, vem:
  x.q - (x + q) = 1
  x[(11-x)/4] - [x + (11 - x)/4] = 1
  (11x - x² - 4x + 11 - x)/4 = 1
  11x - x² - 4x + 11 - x = 4
  -x² + 6x + 7 = 0
  x² - 6x - 7 = 0

     *Logo: x' = -1 (Não convém)
            x" = 7

* Com posse de x, aplicamos o termo geral na P.A.:
  11 = 7 + 4q
  4q = 4
  q = 1

* Como q = 1, descobrimos agora o quinto termo da P.G.:
  a5 = 7.q³.q¹
  a5 = 7

A resposta no caso seria "7" e não "48", sendo que "7" nem ao menos se
encontra no gabarito. Por favor, se possível me ajudem.

Chegou o que faltava: MSN Acesso Grátis. Instale Já!
http://www.msn.com.br/discador