Re: [obm-l] Mais uma de funções

Oi Bruno,

Vc estah com um aideia certa. A condicao ii)
f([x+y]/2) > [f(x) + f(y)]/2, para todo x != y implica
que f seja concava (-f eh convexa) e isto,
sabidamente, implica continuidade. Mas nao implica
diferenciabilidade, nem mesmo a existencia da primeira
derivada. Entretanto, ainda assim a conclusao eh
verdadeira. Para ver isso, dou as seguntes sugestoes:

1) mostre que a funcao g(x) = f(x+1) - f(x) eh
monotonicamente decrescente. Isto eh uma simples
consequencia da concavidade de f.

2) Considere a sequencia f(n). Entao, atraves de uma
soma telescopica temos que f(n) = f(1) + g(1) +...g(n)
< f(1) - n*g(1). Como g(1) <0, temos que f(n) -> -oo
quando n-> oo, de modo que f assume valores negativos.

Artur

http://planeta.terra.com.br/informatica/brunoreis/brunoreis.key

http://www.yahoo.com/r/hs