[obm-l] Mais uma de funções

Olá
Acabo de ler a mensagem do Caio e a resposta do Shine na mensagem com assunto "Quest. de Função - URGENTE, por favor ajudem", o que me lembrou uma questão (ao meu ver, mais simples que aquela) com a qual eu brincava há um tempo. Desculpem, mas não tenho o enunciado preciso. Eis a questão:

A função f: R -> R possui as seguintes propriedades:

(i) x < y ==> f(y) < f(x)
(ii) f([x+y]/2) > [f(x) + f(y)]/2, para todo x != y

Mostre que existe c tal que f(c) < 0.

Resolvi a questão por 2 métodos diferentes (não vou postá-los, pelos menos por enquanto, para quem quiser tentar), mas ainda não me senti satisfeito.

Intuitivamente eu imagino que f seja contínua tenha concavidade para baixo, i.e., o gráfico de f está abaixo de qualquer reta tangente ao gráfico. Pensei então em tentar provar isso, mostrando a continuidade de f, a derivabilidade de f até 2a. ordem e então mostrar que a derivada 2a. é negativa. Como alguns podem estar pensando, esse método para a resolução, se é que é possível, é muito trabalhoso e complicado... e daí?? :-)

Bom, se alguém puder me dizer se é possível seguir esse caminho e me fornecer dicas de como fazê-lo, ou então mostrar que não é possível resolver dessa forma (seja lá pelo motivo que for, i.e., f não necessariamente é contínua, ou derivável, ou etc.), ficarei grato!

Abraço
Bruno

--
Bruno França dos Reis