Re: [obm-l] sistemas dinamicos

Claudio como a sua desigualdade nao é estrita acho que podemos apenas
afirmar que é estavel e nao assintoticamente estavel.
Agora eu fiquei realmente na duvida pq vc pegou a apresentou
V(x,y) = x^2 + y^2
e a estabilidade foi estavel

e eu apresentei
V(x,y) = by^2
e a estabilidade foi assintoticamente estavel.

Agora eu nao sei mais como decidir.

Estou usando este teorema:

Seja y0 um ponto de equilibrio do sistema de eq. dif
Sejam U C M aberto tal que y0 pert U e V : U -> R de classe C^1.
Suponha que V satisfaz
i) V(y) > V(y0) qq y pert U, y =! y0,
ii) V'(y) := Jacobiano[V(y)].F(y) < 0, qq y pert U, y =! y0
Entao y0 é assintoticamente estavel segundo Liapunov