Re:[obm-l] sistemas dinamicos

De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br
Para: "obm-l" obm-l@mat.puc-rio.br
Cópia:
Data: Tue, 28 Jun 2005 11:58:23 -0300
Assunto: [obm-l] sistemas dinamicos
> Olá pessoal, estou estudando aspectos basicos de sistemas dinamicos em um curso de eq. diferenciais que estou
> fazendo.
> Por falta de referencias aqui em casa estou com uma duvida aparentemente boboca e esta dificil achar alguma
> resposta pelo google.
> Bom, é pedido para se estudar a estabilidade do equilibrio (0,0) do sistema
> x' = y - x*f(x,y)
> y' = -x - y*f(x,y)
> onde f é C infinito, f(0,0) = 0, e f >= 0 numa vizinhanca da origem.

> [...]
Oi, Niski:

Eu não manjo nada de sistemas dinâmicos, mas vou dar um pitaco mesmo assim...

Minha idéia é ver o que acontece com U = x^2 + y^2 = quadrado da distância à origem a medida que o tempo passa, para (x,y) suficientemente próximo da origem (de modo que f(x,y) >= 0).

dU/dt = 2xx' + 2yy' = 2xy - 2x^2f(x,y) - 2xy - 2y^2f(x,y) =
-2(x^2+y^2)f(x,y) <= 0, pois f(x,y) >= 0.

Assim, concluímos que dU/dt <= 0, ou seja, o sistema não se afasta da origem e pode realmente se aproximar quando f(x,y) > 0.

É isso que se chama de sistema assintóticamente estável?

[]s,
Claudio.