[obm-l] Integral e coisas tiradas do bolso...

   Amigos da lista,

   este é um terreno movediço, e devo lembrar que trabalho com Ensino Medio, que apresenta certas peculiaridades, mas cabe citar Polya, que (procurei a citacao, mas não achei) escreveu "a trick is a device you use twice", acho que é isso. A nivel de Ensino Medio, isso significa liberar os alunos de decorar a formula da bissetriz interna relativa ao lado a de um triangulo ( dados os lados a, b e c) e utilizar a lei dos co-senos duas vezes, junto com o teorema da bissetriz. Acredito que seja mais produtivo, em termos de raciocinio, do que ficar decorando as formulas para os comprimentos de alturas, medianas, bissetrizes (internas e externas) e cevianas em geral. Claro que isso é só um exemplo, procuro melhorar as minhas aulas de ano para ano, e recomendo aos outros professores do Ensino Medio da lista o Polya e o Gelfand. Fora os livros da minha epoca, que agora so nos sebos. Ou, sem modestia, aqui em casa. abracos, olavo.

MSN Messenger: converse com os seus amigos online. Instale grátis. Clique aqui. ========================================================================= Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html =========================================================================