Re: [obm-l] Integral e coisas tiradas do bolso...

Matemática tá muito ligado a criatividade, certas soluções de problemas podem ser resolvidos por processos mais ou menos mecânicos ou por "truques". Não vejo nenhum problema nos truques pois eles refletem que o cara é criativo ou que tem experiencia. Na verdade quanto mais vc se ambienta com a matemática certas soluções que são truques pra algumas pessoas é uma passo inteiramente lógico pra vc. Tipo, quem tá estudando teoria dos números vÊ muito isso, muitos problemas parecem resolvidos por magica. Ou por exemplo ao resolver certas integrais mais dificeis onde vc tem que tirar uma substituição obscura lá que num parece ter nada a ver com a história mas que mata o problema. Essa é a força e graça da matemática...