Re: [obm-l] Re: [obm-l] raiz negativa de equação..

On Mon, May 30, 2005 at 01:46:16PM +0000, Paulo Santa Rita wrote:
> Ola Carissimo Prof Nicolau e
> demais colegas desta lista ... OBM-L,
>
> A resposta abaixo do nosso estimado moderador chega coincidentemente quando
> um estudante de Matematica da USP me propos o seguinte problema :
>
> "Para quais valores de K a equacao sen(X) - KX = 0 tem exatamente tres
> solucoes ? "
>
> Estes problemas estao de alguma forma relacionados e nao sem ingentes
> esforcos que consigo me arrancar do desprazer de nao ter conseguido
> rapidamente encontrar uma solucao "fechadinha". OLHANDO RAPIDA,MENTE, eu
> encontrei :

> [...]

Entendendo que K é real positivo e que as raízes X também são reais e
contadas sem multiplicidade a sua solução é correta. Será que a dúvida
é se Km = sen(Z1)/Z1 admite uma expressão mais simples? Duvido muito.
Temos tan(Z1) = Z1, donde (por Lindemann) Z1 não pode ser racional
nem múltiplo racional de pi.

[]s, N.