Re:[obm-l] Transcendentes - forma definitiva.

Alguém da lista gosta de cálculo numérico? Este
problema do Cláudio e uma mensagem  anterior do Filipe
Junqueira, que se relacionava a equação cos(x) = x,
parecem sugerir um algoritmo para solução numérica de
alguns tipos muito particulares de equações.

Recapitulando, o caso são sequências na forma:
x[1] = k e x[n+1] = f(x[n])

Em geral, sse a sequência convergir, isto vai ocorrer
com x[n] tendendo a um valor tal que f(x[n]) = x[n].

Claro que o problema todo é determinar em que
condições a sequência vai convergir, o que em geral é
complicado.

Um raciocínio (bastante) simplificado me parece o
seguinte:

Seja uma equação do tipo f(x) - x = 0 com uma raiz Xr.

Seja uma sequência tal que x[1] = k; x[n+1] = f(x[n])
O valor inicial da sequência(estimativa inicial para
Xr) é arbitrário, de forma que k = Xr + A, onde A é o
erro na estimativa inicial.

Assim:
x[2] = f(k) = f(Xr+A) = Xr + B;
x[3] = f(Xr+B) = Xr + C;

B é o erro no segundo passo, C no terceiro, etc...

Para simplificar o raciocínio, vamos impor a pesada
condição de que em todo o intervalo [Xr-A, Xr+A],
|df(x)/dx| < 1, isto é, o módulo da derivada de f(x) é
menor que 1 no intervalo entre a raiz procurada e o
erro na estimativa inicial.
Acho que esta condição garante a convergência, pois
neste caso sempre teremos A>B>C....

É verdade que as restrições são tão fortes que
provavelmente isso não conduz a nada útil.
Mesmo assim eu peguei um compilador C e botei umas
equações em loop para gerar sequências nesta forma.
Funcionou em alguns casos.

claro, só para equações convenientemente escolhidas,
em intervalos onde |df(x)/dx| < 1. Por exemplo:

cos(sin(sin(cos((x^2)/10)))) -x^3 +.4*x^2 +.1*x = x;
k = x[1] = 1/2; x[100] = 0.67622814889611

sin(sin(cos(log((x^2)/10)))) +.5*x^3 -.1*cos(x^2) = x;
k = x[1] = 1/2; x[100] = -1.25555334286300

De fato parece algo tão restrito que dificilmente
seria útil, talvez como curiosidade. Alguém que
conheça cálculo numérico sabe se alguma variação deste
tipo de algoritmo é usada em sol. numéricas?

[]´s

Demétrio

--- Demetrio Freitas
<demetrio_freitas_2002_10@yahoo.com.br> escreveu:

> [...]
> monótona e crescente para qq x positivo. Em outras
> palavras: o valor máximo de ln(x) corresponde também
> ao valor máximo de x.
>
> Assim:
> y = ln(x) = ln(k)/k . Buscamos o máximo de y(k) =
> ln(k)/k :
>
> dy/dk = 1/x^2 - ln(x)/x^2 = 0 =>  1/x^2 - ln(x)/x^2
> =>
> ln(k) = 1 => k = e
>
> Para determinar x, temos:
> y_max=ln(x_max)=ln(e)/e = 1/e
> ln(x_max) = 1/e => x_max = e^(1/e)
>
> Ou seja: x_max = e^(1/e) e a sequencia converge,

=== message truncated ===

http://br.download.yahoo.com/messenger/