Re:[obm-l] Transcendentes - forma definitiva.

Deixa eu ver se não me atrapalho...

Se a(n) converge, significa que, para um n
suficientemente grande, a(n+1) = a(n) = k.
Isto é: x^a(n)=a(n)  =>  x^k=k

Assim:
x^k = k
k*ln(x) = ln(k) => ln(x) = ln(k)/k

Sabemos que para um x muito grande a sequência
diverge, então a pergunta é: qual é o maior x
possível?
Pelo raciocínio anterior sabemos que x deve obedecer a
relação ln(x) = ln(k)/k, onde k é o valor para onde a
sequencia converge. Podemos usar esta expressão para
procurar o valor máximo de x porque a função ln(x) é
monótona e crescente para qq x positivo. Em outras
palavras: o valor máximo de ln(x) corresponde também
ao valor máximo de x.

Assim:
y = ln(x) = ln(k)/k . Buscamos o máximo de y(k) =
ln(k)/k :

dy/dk = 1/x^2 - ln(x)/x^2 = 0 =>  1/x^2 - ln(x)/x^2 =>
ln(k) = 1 => k = e

Para determinar x, temos:
y_max=ln(x_max)=ln(e)/e = 1/e
ln(x_max) = 1/e => x_max = e^(1/e)

Ou seja: x_max = e^(1/e) e a sequencia converge, neste
caso, para k=e.

Será que é isso?

[]´s

Demétrio