Re: [obm-l] bola mais pesada/leve

Tenho uma idéia (incompleta):

Pego dois grupos de 5 bolas e comparo (1a. pesagem). Dai tenho duas situações:

1) EQUILIBRIO: então uma das 2 que sobraram tem peso diferente das demais.  Troco uma bola que esta na balanca por uma das que sobrou e comparo novamente (2a. pesagem).  Se houver equilíbrio novamente, então a última bola que sobrou tem peso diferente das demais e pra saber se é mais leve ou mais pesada, basta uma outra comparação (3a. pesagem).

2) DIFERENCA: aqui "a porca torceu o rabo",  não sei o que fazer. Pensei em várias combinações, mas sempre dá mais que 3 pesagens.

[]s,

Anderson