[obm-l] bola mais pesada/leve

Um amigo meu pediu que eu resolvesse o seguinte problema. Muitos já devem conhecer.

Eu tenho 12 bolas iguais e uma balança. Uma das bolas tem peso
diferentes das demais. Como, com apenas 3 pesagens eu posso dizer qual a bola de peso diferente e dizer se ela é mais leve ou mais pesada?

Uma vez acho vi uma generalização deste problema que mostrava quantas pesagens são necessárias para n bolas. Só que não  consigo lembrar onde foi que vi isso. Alguém sabe demonstrar isso? É realmente possível? Onde posso encontrar essa demonstração? Obrigado

Sérgio

http://br.download.yahoo.com/messenger/