Re: [obm-l] Probleminha dos trancedentes.

on 14.05.05 08:43, Ronaldo Luiz Alonso at ronaldo.luiz.alonso@bol.com.br
wrote:

> Até onde eu sei está.

Na verdade o polinomio tem que ter coeficientes inteiros, senao dado
qualquer numero complexo qualquer a, ele eh raiz de p(x) = x - a.
Um numero complexo que eh raiz de um polinomio com coeficientes inteiros eh
chamado de numero algebrico. Todos os demais sao transcendentes.

> enguergar
>
> Lioville provou que pi era um número transcendente mostrando que *se*
> ele era raiz
> de um polinômio, esse polinômio tinha que ter grau *infinito*.  Para ver a
> prova de Lioville
> consulte um bom livro de álgebra.

Em geral essas provas de transcendencia sao dificeis e usam bastante
analise, uma vez que os numeros transcendentes sao definidos, em geral, por
meio de limites. No caso do pi, em algum ponto de demonstracao entram senos,
cossenos, derivadas e integrais.

> [...]
> ser escrito
> como z = |z| e^{i t) = |z|(cos p + i sen p) ==>
> z^{1/n} =  |z|^{1/n} (cos p + i sen p)^{1/n} ==>
> z^{1/n} =  |z|^{1/n} (cos ( p+2k*pi)/n + i sen ( p+k*pi)/n )
>
> veja que cos (p + 2*k*pi) = cos p, para todo k \in Z
> e por isso ao dividir por n temo cos(p) por  n devemos na realidade
> dividir
> cos (p+2*k*pi)  por n.
> Para ver isso note que cos p + i sen p = e^{ip} tem módulo 1
> e que (simplificadamente)
> e^{ip/n} = cos (p/n) + i sen (p/n).   Agora voltando à linha

O que Gauss provou foi o que chamamos hoje de teorema fundamental da
algebra, que diz que todo polinomio com coeficientes complexos possui pelo
menos uma raiz complexa. Usano isso e inducao, voce prova que um polinomio
complexo de grau n tem exatamente n raizes (algums das quais podem ser
repetidas).

[]s,
Claudio.