Re: [obm-l] livros de cálculo

Sinceramente,

livros de cálculo são praticamente iguais. Os exercícios possuem pouca
variância. Não vejo um grande problema em alguém aprender cálculo pelo
Anton... Além disso, ninguém deve basear seus estudos em qualquer que
seja a área em apenas um título. Eu estudei cálculo na época que a
UFRGS adotava o Simmons. Antes disso, o Leithold era adotado e, agora,
eles usam o Anton.
Olha, todo mundo fala e fala do Apostol. Eu, particularmente, não acho
ele grande coisa. Tenho ele, assim como tenho todos os demais citados.
Se for para incluir mais um livro nessa lista, eu incluo o Piskunov da
Editora MIR. Eu tenho ele também e, mais uma vez, não acho a diferença
tão absurdamente gritante.
Acho, como já disse, que o estudo deve se basear num contexto mais
amplo. Começar a estudar pelo Anton com cálculo de uma variável e
depois partir para mais variáveis. Se ainda houver interesse, se pode
procurar livros de análise como do Elon ou do Ávila.
Enfim, o ideal é olhar bem outras bibliografias. Eu mesmo continuo
sempre dando a minha olhadinha em diversas outras bibliografias. Tenho
uma preferência pelo Simmons.
Acho bastante didátca a maneira pela qual o Anton aborda o assunto,
mas acho os exercícios do Simmons mais bem pensados e a estrutura
geral melhor.
Insisto, esses livros todos são farinha do mesmo saco. A diferença é
singular de um para outro.

Enfim, era isso.

Abraços,

Araray Velho