Re:[obm-l] Principio das Gavetas

Caramba! Errinho idiota...

A boa notícia é que, nesse caso, o raciocínio que eu usei pra construir o contra-exemplo furado fornece a demonstração:

Seja X uma sequência arbitrária de 39 naturais consecutivos.

Se o menor termo de X é <= 38, então acabou pois nesse caso 38 pertencerá a X e S(38) = 11.

Assim, suponhamos que o menor termo de X seja >= 39.

Seja N o termo de X que termina com o maior número possível de algarismos 9 (digamos k algarismos 9, com k >= 1).
Se k >= 2, então N será o único termo de X com esta propriedade.

Consideremos a sequência dos naturais de N-38 até N+38 e as respectivas somas de seus algarismos.
X será uma subsequência desta sequência, uma vez que N pertence a X e X tem 39 termos.

Pondo S(N) = S e usando o lema, achamos que:

S(N-38) = S-11
S(N-31) = S-4
S(N-30) = S-3
S(N-29) = S-11
S(N-21) = S-3
S(N-20) = S-2
S(N-19) = S-10
S(N-11) = S-2
S(N-10) = S-1
S(N-9) = S-9
S(N-1) = S-1
S(N) = S
S(N+1) = S-9k+1
S(N+9) = S-9k+9
S(N+10) = S-9k+10
S(N+11) = S-9k+2
S(N+19) = S-9k+10
S(N+20) = S-9k+11
S(N+21) = S-9k+3
S(N+29) = S-9k+11
S(N+30) = S-9k+12
S(N+31) = S-9k+4
S(N+38) = S-9k+11

Repare que S(x) mod 11 com N-29 <= x <= N-10 assume todos os 11 valores possíveis (S-11 a S-1).

Idem para S(x) mod 11 com:
N-19 <= x <= N   (S-10 a S)
N+1 <= x <= N+20   (S-9k+1 a S-9k+11);

Vamos agora separar em casos, de acordo com t = termo inicial de X, o qual pertence, necessariamente, ao conjunto {N-38, N-37, ..., N-1, N}.

Caso 1: N-38 <= t <= N-29.
Nesse caso X engloba o intervalo de N-29 a N-10 e, portanto, possui um termo x tal que S(x) == 0 (mod 11).

Caso 2: N-28 <= t <= N-19.
Nesse caso, X engloba o intervalo de N-19 a N e, portanto, possui um termo x tal que S(x) == 0 (mod 11).

Caso 3: N-18 <= t <= N.
Nesse caso, X engloba o intervalo de N+1 a N+20 e, portanto, também possui um termo x tal que S(x) == 0 (mod 11).

Em suma, qualquer que seja t = termo inicial de X, vai existir um termo de X cuja soma dos algarismos é divisível por 11.

[]s,
Claudio.