Re:[obm-l] equacao diofantina

Oi Cláudio e amigos da lista.

Sem querer ser chato, mas sendo um pouco, há cuidados
a serem tomados ao usar Pell.

A equação de Pell generalizada x^2 - by^2 = c
normalmente é "resolvida" da seguinte maneira:

Antes de mais nada, vamos só pensar em soluções
inteiras positivas.

Primeiro, se c não é igual a 1, procura-se uma solução
minimal (x_0,y_0) da equação dada, no sentido que x_0
+ y_0\sqrt{b} é mínimo.

Depois, resolve-se a equação de Pell x^2 - by^2 = 1,
obtendo as infinitas soluções (x_k,y_k), k>=1.
Geralmente, encontra-se (usando fração contínua, por
exemplo) uma solução minimal (x_1,y_1) e as outras são
obtidas da recorrência (x_1+y_1\sqrt{b})^n = x_n +
y_n\sqrt{b}, x_n, y_n inteiros.

Aí os pares (x,y) obtidos de
 (x_0+y_0\sqrt{b})(x_n+y_n\sqrt{b}) = x + y\sqrt{b}
são soluções da equação original.

O problema é que quando c não é 1, esse procedimento
infelizmente *não* gera todas as raízes. Quando c=1,
aí sim temos todas as raízes.

Um exemplo é a equação x^2 - 10y^2 = 9. Ela admite
*três* soluções primitivas distintas: (7,2), (13,4) e
(57,18). A solução minimal de x^2 - 10y^2 = 1 é
(19,6), maior que ambos (7,2) e (13,4). Assim, (13,4)
não poderia ser gerada por (7,2).

Para achar todas as soluções, temos que achar *todas*
as soluções primitivas (x_0;y_0) da equação original.

Veja mais em
   http://mathworld.wolfram.com/PellEquation.html

Mais tarde eu vou pensar nessa equação diofantina.

[]'s
Shine

--- "claudio.buffara" <claudio.buffara@terra.com.br>