Re: [obm-l] Ideais maximais 2

Olah kleinad, revisei o problema com suas observacoes
e acho que consegui uma solucao bem mais sucinta...

> Nessa parte vc está escolhendo algum a em [0,1] e
> tomando I como o ideal das
> funções que se anulam em a, correto?

Sim, e dizendo que M=I=I_a={f em A:f(a)=0} eh ideal
maximal.

A/I eh corpo
(pois A eh comutativo com unidade e I eh maximal, veja
teorema abaixo)

TEOREMA: Se A eh anel comutativo com unidade e I eh
ideal maximal, entao A/I eh corpo.
dem. livro Introducao a Algebra, A.Goncalves.

ou (a) M C/ I (C/ significa nao esta contido)
ou (b) M C I

Suponha por absurdo M C/ I e tome f em M-I.

Como A/I eh corpo e f nao esta em I, entao f+I (que
eh elemanto de A/I) nao eh o neutro aditivo de A/I,
logo existe g+I tal que (fg+I)=(f+I)(g+I)=(1+I), isto
eh, fg=1_A

0a. fg = 1_A = 1 (funcao constante 1)
1a. fA C M (pois f estah em M e M eh ideal)
2a. fg estah em M (de 1a e porque g estah em A)
3a. 1_A estah em M (de 0a. e 2a.)
4a. (1_A)I C M (de 3a. e porque M eh ideal)
5a. I C M (de 4a.)
6a. M+I=M (de 5a.)
7a. I C M+I C A
8a. M+I=I ou M+I=A

Agora, de (a) M C/ I tem-se M+I # I (# significa
diferente), logo

9a. M+I=A
10a. M = A (de 6a. e 9a.)
11a. M # A (pois M e maximal)
12a. ABSURDO (de 10a. e 11a.)
13a. M C I (de (a) e 12a.)

Ficou provado que M C I = {f em A:f(a)=0}, para algum
a em [0,1].

Logo, para todo ideal maximal M, existe algum a em
[0,1] tal que M = {f em A: f(a)=0}

[]'s

Eric.