[obm-l] Re:[obm-l] Re: [obm-l] Média de valores em investimentos

Seja D_k (0<=k<=n) o valor dos depositos feitos no final do mes k (portanto, D_0 eh o deposito feito na data inicial).
Seja r a taxa de juros mensal.

Entao:
Valor Futuro = SOMA(0<=k<=n) D_k*(1 + r)^(n-k)

O que voce quer eh o valor do deposito constante que, aplicado a mesma taxa de juros, resulte no mesmo valor futuro.

Valor Futuro = SOMA(0<=k<=n) D*(1 + r)^(n-k)  =
= D*((1 + r)^n + (1 + r)^(n-1) + ... + (1 + r) + 1) =
= D*((1 + r)^(n+1) - 1)/r

Logo, D = (r/((1 + r)^(n+1) - 1))*SOMA(0<=k<=n) D_k*(1 + r)^(n-k)

Se nao me engano, a HP-12C tem uma funcao que te deixa calcular o valor presente de uma serie de fluxos de caixa distintos (de uma olhada no manual). Uma vez calculado isso, leve a valor futuro multiplicando por (1+r)^n e use a formulka acima.

***

Vou ter que discordar parcialmente do Fabio: o Excel nao eh obscuro. De fato, eh usado por milhares de pessoas no mundo todo e nao apenas no mercado financeiro. Eu, por exemplo, estou cansado de usa-lo pra testar conjecturas e fazer simulacoes relativas a alguns problemas de matematica.
Por exemplo, qual o limite, quando x tende a 1 pela esquerda, da serie:
x - x^2 + x^4 - x^8 + x^16 - x^32 + ... ?

Agora, eh verdade que muito pouca gente sabe usar direito e aproveitar ao maximo todas as caracteristicas desse programa, que calcula ateh determinante e inversa de matrizes e mdc e mmc de inteiros.

[]s,
Claudio.