Re: [obm-l] Serie condicionalmente convergente

Falei besteira na minha msg anterior.

As bijecoes que sao produtos de ciclos finitos mantem a serie convergente e,
mais ainda, com a mesma soma, mas nao sao as unicas bijecoes que mantem a
convergencia, como o seu exemplo abaixo mostra.

No caso, a bijecao eh:
1 -> 1
2 -> 3
3 -> 2

4 -> 5
5 -> 7
6 -> 4

7 -> 9
8 -> 11
9 -> 6

10 -> 13
11 -> 15
12 -> 8

Ou seja, para cada n em N teremos:
f(3n-2) = 4n-3
f(3n-1) = 4n-1
f(3n) = 2n

***

Se S_n = a_1 + a_2 + a_3 + ... + a_n for a n-esima reduzida de uma serie
condicionalmente convergente, a reordenacao a ser buscada eh tal que a nova
reduzida passa ser:
R_n = S_n + T_n, onde T_n eh uma sequencia convergente

No seu exemplo:
R_2 = S_2 + (1/3)
R_4 = S_4 + (1/5 + 1/7)
R_6 = S_6 + (1/7 + 1/9 + 1/11)
R_8 = S_8 + (1/9 + 1/11 + 1/13 + 1/15)

Ou seja, T_n = 1/(n+1) + 1/(n+3) + ... + 1/(2n-1) < log(2), de modo que T_n
converge.

***

Vou ter que pensar mais um pouco no caso geral.

[]s,
Claudio.