RE: [obm-l] Serie condicionalmente convergente

Ola Claudio e demais colegas
desta lista ... OBM-L,

Voce ja o resolveu, apenas ainda nao percebeu isso ...  quando ha pouco voce
exibiu A FUNCAO que so admite como conjuntos estaveis o VAZIO e o proprio X
: basta generalizar esta funcao e aplica-la ao caso infinito, vale dizer, as
re-ordenacoes dos indices da serie.

A titulo de exemplificacao, considere o caso particular da serie
condicionalmente convergente 1 - 1/2 + 1/3 - 1/4 + ... e a FUNCAO ( que voce
ja percebeu ) que a reordena com o seguinte aspecto 1 + 1/3 - 1/2 + 1/5 +
1/7 - 1/4 + 1/9 + 1/11 - 1/6 + ... . Claramente que as somas parciais podem
ser colocadas assim :

1 - 1/2 + (1/3)
1- 1/2 + 1/3 - 1/4 + (1/5 + 1/7)

A parte fora do parenteses e a soma antiga e a que esta dentro do parenteses
e claramente convergente. Eu afirmo ( e neste caso particular e facil ver
isso ) que em toda generalizacao da funcao a reordenacao resultante sera
convergente. No caso geral, toma este caso particular como um limitante.

Se nao me falha a memoria, eu dei uma sugestao que explica o restante.

Agora, mudando de assunto, eu confesso que estou preocupado com um movimento
que identifiquei  e que se relaciona com o excelente livro do Prof Elon L
Lima, Curso de Analise, Vol 1, Projeto Euclides.

Este livro indubitavelmente e uma bandeira contra a Mediocridade na
Matematica, diferenciando-se para melhor em relacao a mesmice de uma imensa
maioria de outros e, inexplicavelmente, vem sofrendo como que um boicote,
nao sendo adotado como padrao e sendo substituido por um outro, do mesmo
autor, que nao se diferencia em nada da maioria.

Isso implica que se o estudante, por conta propria, nao se dedicar a estudar
por ele, dificilmente tera oportunidade de em outros cursos ver analise na
reta, carregando consigo portanto uma formacao mal feita com danosas
consequencias na sua formacao e na formacao de Matematicos Brasileiros.

Assim, salvo melhor juizo, para o bem da Matematica Brasileira, penso que
todos os Institutos de Matematica Serios deveriam adota-lo como padrao,
mesmo que fosse necessario dar 2 semestres para exaurir o seu conteudo num
curso de graduacao.

Aqui nesta lista nos podemos iniciar um movimento de reacao a esta tendencia
mediocratizante, seja re-demonstrando os teoremas de forma mais clara, seja
resolvendo os problemas mais dificeis. Assim, retirariamos um eventual
receio que porventura seja provocado por isso. Em minha opiniao, este e um
"livro de formacao", nao e um livro de problema olimpicos. Quero dizer que (
os exercicios ) eles nao sao sem graca como os triviais, mas nao chegam a
ser desafiadores como os Olimpicos.

Nos nao podemos permitir que este tesouro seja enterrado e esquecido.

E com os melhores votos
de paz profunda, sou

Paulo Santa Rita
6,0921,180305

>From: Claudio Buffara <claudio.buffara@terra.com.br>
>To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
>Subject: [obm-l] Serie condicionalmente convergente
>Date: Thu, 17 Mar 2005 22:29:41 -0300
>
>Oi, Paulo:
>
>Voce poderia dar a solucao deste problema?
>
>[]s,
>Claudio.

>f(n)

>a do
>log(N)/N e
>numeros

Chegou o que faltava: MSN Acesso Grátis. Instale Já!
http://www.msn.com.br/discador