[obm-l] Re: [obm-l] Proposição

Ola carissimo Prof Nicolau e demais
colegas desta lista ... OBM-L,

Complementando a mensagem, talvez nem todos saibam que a prova do Teorema
abaixo foi a tese de doutorado do Gauss e contribui poderosamente para que
os numeros complexos fossem aceitos com maior tranquilidade pelos
matematicos de entao.

Gauss apresentou outras provas deste teorema, sempre pretendendo chegar a
uma prova puramente algebrica mas nao teve sucesso. Hoje muitos supoe que
esta notavel propriedade depende fundamentalmente de consideracoes
topologicas e portanto a pretensao de Gauss era realmente inatingivel.

Sobre a introducao das variaveis complexas em sua tese, veja o sabor
altamente filosofico com que Gauss conduzia suas investigacoes :

"Durante este outono ocupei-me largamente com as consideracoes gerais sobre
as superficies curvas, o que conduz a um campo ilimitado ... Estas pesquisas
ligam-se, como sou tentado a dizer, com a metafisica da geometria e nao e
sem ingentes esforcos que consigo me arrancar das consequencias que dai
advem ... Qual seria a verdadeira natureza das grandezas negativas e
imaginarias ? Nestas ocasioes, sinto vibrar dentro de mim com grande
vivacidade o verdadeiro sentido da raiz quadrada de -1, mas creio que sera
extraordinariamente dificil expressa-lo com palavras" ( Gauss )

Falar hoje - e, em particular para um formalista - em VERDADEIRA NATUREZA e
em SENTIDO  de um objeto matematico talvez soe como uma heresia ... Pois, um
dos pressuposto basicos do formalismo e justamente o de que para
raciocinarmos com rigor autentico devemos abdicar dos eventuais sentidos que
a intuicao porventura atribua aos objetos : eles obedecem "aquele" conjunto
de axiomas e ponto final.

Mas, salvo melhor juizo, se eu interpreto bem a historia o que sempre
caracterizou e havera de caracterizar um Verdadeiro Grande Matematico e
justamente esta dimensao subjetiva, propria, na qual ele reinterpreta a
historia que lhe antecede e descobre de forma exclusivamente intuitiva o
sentido e significado que alguns objetos e ocorrencias matematicas tem,
dando assim um novo direcionamente a historia e a pesquisa matematica que o
seguira.

Esta mensagem, eu sei, tem cores eminentemente epistemologicas, mas
parece-me que esta dimensao historica e filosofica, e altamente saudavel e
nao pode faltar na formacao de nenhum estudante.

Um Abraco a Todos !
Paulo Santa Rita
5,1021,170305

>From: "Nicolau C. Saldanha" <nicolau@mat.puc-rio.br>
>To: obm-l@mat.puc-rio.br
>Subject: Re: [obm-l] Proposição
>Date: Thu, 17 Mar 2005 09:32:04 -0300
>
>Uma afirmação relacionada muito interessante é o teorema fundamental
>da álgebra: toda equação polinomial não trivial tem raiz complexa.
>Mais precisamente,
>
>  x^n + a_(n-1) x^(n-1) + ... + a_2 x^2 + a_1 x + a_0 = 0
>
>pode não ter raiz real, mas sempre tem raízes complexas
>se os coeficientes a_j forem reais ou complexos.
>
>Aliás, "campo" provavelmente é uma tradução não usual de "field".
> [...]

MSN Messenger: converse online com seus amigos .
http://messenger.msn.com.br