[obm-l] Re: [obm-l] Probleminha de Física

Ola Alan,

A "forca de atrito" e uma forca passiva, vale dizer, ele exerce o seu valor
na medida em que e solicitada. Se o coeficiente de atrito e 0.25 e a massa
10 Kg, a "forca maxima" de resistencia e 0.25*10*10 = 25N ( supondo
g=10m/s^2 )

Assim, se voce exerce uma forca de 10N neste corpo, a forca de atrito sera
10N; se voce exercer uma forca de 12N, a forca de atrito sera 12N; se voce
exercer uma forca de 20n, a forca de atrito sera 20N e assim sucessivamente,
ate o limite de 25N. Alem desse limite, o corpo move-se acelerado.

Aqui vai um problema do mesmo calibre : No topo de uma semi-esfera de raio R
esta uma pequena esfera de raio r ( r muito menor que R ). Soltando a
esferinha ela desce, rolando. Caracterize o ponto da trajetoria da esferinha
onde ela perde contato com a semi-esfera.

Um Abracao
Paulo Santa Rita
2,1434,280205

>on 28.02.05 11:26, Alan Pellejero at mathhawk2003@yahoo.com.br wrote:
>
>Olá amigos, não consigo entender o porquê da resposta ser a a. Alguém me
>ajuda???Obrigado!!!
>

>3) Uma força de 20N é aplicada a um corpo de massa 10Kg que está apoiado
>sobre uma superfície horizontal, cujo coeficiente de atrito estático entre
>corpo e a superfície é de 0,25. Qual a força de atrito, em módulo exercida
>pela superfície.
>
>Dada g = 10m/s2
>
>a) 20N
>
>b) 25N

> [...]

MSN Messenger: converse online com seus amigos .
http://messenger.msn.com.br