[obm-l] Conicas, Triangulos e Divisores

O problema do Bruno sobre o angulo reto na elipse eh muito interessante e,
de fato, eu nao consegui resolve-lo usando apenas geometria sintetica.
Alias, eu nao conheco nenhuma referencia bibliografica sobre o assunto em
portugues. Alguem sabe de algum livro ou artigo em portugues que trate de
secoes conicas sem ser por geometria analitica?

***

O problema do Rogerio sobre o triangulo equilatero inscrito num triangulo
continua sem solucao.

***

No mais, aqui vai um bonitinho de divisibilidade:
Qual o maior inteiro que eh divisivel por todos os inteiros positivos
menores do que sua raiz quadrada?

[]s,
Claudio.