Re: [obm-l] Re: [obm-l] Dúvida do livro da SBM

Oi! eu penso que este seu resultado está errado.
Eu cheguei a pensar neste modo de resolver porem a solução da equação:
x^2 - (2m+1)x + m^2 = 0 tem realmente duas raízes!!! Mas isso não implica que ambas sejam também raizes de x^1/2 + m = x, no caso apenas uma delas vai ser e a ideia é mostrar isso...

ex: x^1/2 + 2 = x

x^1/2 = x - 2 (elevando ao quadrado)
x = x^2 -4x + 4
x^2 -5x +4 = 0

delta = 25 - 16 = 9
delta^1/2 = 3

x1 = 4 e x2 = 1 ( elas são raizes de x^2 -5x +4 = 0, mas apenas uma é raíz de  x^1/2 + 2 = x no caso apenas o x1 = 4, é isso que ele quer mostrar... e para isso não é necessário que o delta seja igual a zero.

Obrigado

Atenciosamente

André Sento Sé Barreto

Murilo Rebouças Fernandes de Lima <mrllima@terra.com.br> wrote:
7. Mostre que, para todo m > 0, a equação x^1/2 + m = x tem exatamente uma raiz

x^1/2 + m = x
x^1/2  = x - m
Elevando ao quadrado:
x = x^2 - 2mx +m^2
x^2 - (2m+1)x + m^2 = 0
 Calculado o delta:

4m^2 + 4m +1 - 4m^2 = Delta
4m + 1 = Delta

so tera valou unico se Delta = 0 ou seja:

m = -1/4.

Enunciado esta errado ou incompleto.