Re: [obm-l] Re: [obm-l] QUESTÃO DO IME

Eu nao gosto deste tipo de demonstracao. E apelativa
demais! E nao tem nada de la muito formal nela: com
raciocinios semelhantes em outros tipos de problema, e
sempre muito facil chegar em absurdos.

Um jeito bem interessante e, de certo modo, esperto, e
resolver a situacao geral:

sqrt(a - sqrt(a - x)) = x, em que a e qualquer real
"valido".
Em vez de resolver em x, por que nao resolver em a?

sqrt(a - sqrt(a - x)) = x
a - sqrt(a - x) = x^2
a-x^2 = sqrt(a-x)
a-x = (a-x^2)^2
a-x = a^2 - (2x^2)a + x^4
a^2 - (2x^2+1)a + (x^4 + x) = 0
(a-(x^2 + x))*(a-(x^2-x+1)) = 0
E agora e so resolver em x! Verifica quando os
parenteses se anulam, resolve cada uma e pronto!

 --- Murilo Rebouças Fernandes de Lima