Re: [obm-l] probabilidade - inspecao de um lote

Sandra wrote:

>Oi
>
>Eu estou tentando resolver o seguinte problema, mas nao consigo chegar na resposta que foi dada como certa. Estou chegando a expressoes complicadas e nao consigo "fechar" uma formula final. Gostaria de alguma dica.
>
>Em um lote de n pecas, sabe-se que m sao defeituosas. Se o lote for inspecionado aleatoriamente, qual a probabilidade de que a peca inspecionada em k_gesimo lugar (k>=m) seja a ultima peca defeituosa do lote? (estou, eh claro, assumindo que nao hah reposicao de pecas).

> [...]

A idéia é assim: você tem Binomial(m-1, k-1) maneiras de escolher k-1
peças defeituosas nas m - 1 primeiras escolhas. Na k-ésima escolha você
só pode escolher 1 única peça defeituosa, então, como o total de
maneiras de escolher k dentre n é Binomial(n,k), a resposta segue.