[obm-l] probabilidade - inspecao de um lote

Oi

Eu estou tentando resolver o seguinte problema, mas nao consigo chegar na resposta que foi dada como certa. Estou chegando a expressoes complicadas e nao consigo "fechar" uma formula final. Gostaria de alguma dica.

Em um lote de n pecas, sabe-se que m sao defeituosas. Se o lote for inspecionado aleatoriamente, qual a probabilidade de que a peca inspecionada em k_gesimo lugar (k>=m) seja a ultima peca defeituosa do lote? (estou, eh claro, assumindo que nao hah reposicao de pecas).

A resposta que me foi dada como correta eh p(k) = Binomial(m-1, k-1)/Binomial(n,k)

Sandra

Join Excite! - http://www.excite.com
The most personalized portal on the Web!