RE: [obm-l] Problema de natural

Como eu posso provar que esse é o resultado correto? Ou pelo menos que não existem outros?

Rogerio Ponce <rogerio_ponce@hotmail.com> wrote:
Olá André,
se entendi o que você pediu, o resultado de "y * z^x" deve ter 8 algarismos,
e a soma dos algarismos de y e x deve ser mínima.
Então
1) faça z o maior possível: z=9
2) faça y o menor possível, já que o "investimento em x rende mais" (x é
expoente) : y=100
3) assim, assim x=6 (levando ao total de 53144100)

Resultado: a soma mínima é 7.

>From: André Barreto
>
>Do nada elaborei um problema futucando na minha calculadora. Tentei
>resolver, mas não deu... não sei nem se tem como, mas todo caso lá vai ele.
>

>Vc possui uma calculadora que comporta números de até 8 algarismos.
>
>Qual o número natural (y) de 3 algarismos, que multiplicado por um natural
>de 1 algarismo, x vezes alcança 8 algarismos exatamente. Sendo a soma dos
>algarismos de (y) + x o menor número possível para que isso aconteça?
>

>Será possível resolver isso? Ou pelo menos chegar a algumas conclusões
>interessantes?

MSN Messenger: converse online com seus amigos .
http://messenger.msn.com.br

Yahoo! Acesso Grátis - Internet rápida e grátis. Instale o discador do Yahoo! agora.