Re: [obm-l] off - Professorado, requisitos?

Se não me engano, há um artigo na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) que assegura ao indivíduo de "notório saber" a possibilidade de obter um diploma de nível superior. Este "notório saber" está relacionado à disciplina do qual ele quer o diploma. Eu não tenho a absoluta certeza se é exatamente assim - vou verificar depois aqui na LDB e ver se encontro o artigo. Pois quando eu ainda estava na faculdade havia uma matéria e a leitura da LBD era imprescindível.

Obs: Eu sei que existem várias pessoas aqui que não são formadas em Matemática mas possuem um "notório saber" nesta disciplina, logo poderiam, por hipótese, obter o diploma.
Ao que parece, o indivíduo que se dispuser a isso terrá que se submeter a uma avaliação (ou bateria de testes, não sei ao certo) para avaliar se ele realmente conhece todos os assuntos abordados no curso do qual ele quer o diploma.

Se alguém conhecer sobre esta norma da LDB e estiver em desacordo com o falei, por favor, me corrija.

Em uma mensagem de 07/01/05 16:30:08 Hor. de verão leste da Am. Sul, nicolau@mat.puc-rio.br escreveu:

On Fri, Jan 07, 2005 at 01:22:06PM -0200, Fabio Niski wrote:
> Pessoal, como anda hj em dia os requisitos para exercer a profissao de
> professor em uma instituicao de ensino?
> O que diz a lei e o que de fato as escolas e universidades estao
> fazendo? Alguem formado como bacharael em matematica pode dar aulas sem
> ter nenhum curso de educacao? E nas universidades?

Nas escolas não, nas universidades sim.  Por lei, eu posso dar aula
em instituições de ensino superior mas por não ter licenciatura
não posso dar aula no ensino médio ou fundamental. Mais surpreendente ainda,
se eu desejar completar o curso de licenciatura na PUC eu sou obrigado a cursar
disciplinas que eu tenho direito de ensinar.

> É possivel voce ser contratado para dar aula sem diploma?

Tecnicamente não. Por outro lado, todos sabemos muito bem que no Brasil
as leis nem sempre são seguidas. As instituições de ensino particular
muitas vezes avaliam a competência do candidato de forma mais inteligente
do que uma simples verificação de que ele tem este ou aquele diploma.

> Como funciona isso? Sao leis federais? Estaduais? Municipais?

As leis em questão são federais.

[]s, N.

[]s,
Rafael
"Deus não joga dados com o universo" (Albert Einstein)