Re: [obm-l] 1 -1/2 +1/3.......= Ln(2)

Oi, Ana.

A saída é pela expansão de Taylor sim, mas é para a derivada. Ou seja, faça
1/(1+x) = 1 - x + x^2 - x^3 + ...
Esta série converge (absolutamente) em (-1, 1), pois é limitada pela
soma da P.G. em 1/(1 - |x|). Além disso, podemos integrar termo a
termo a série em QUALQUER intervalo do tipo [-r, r] com r<1, pois
neste intervalo a convergência é uniforme (limitada por 1/(1-r) ).

A série converge, portanto, para Ln(1+r), para todo -1 < r < 1. Como a
série integrada converge no ponto x=1 (você mesmo provou: alternada e
decrescente em módulo), e ela é uma série de potências, podemos
garantir que a série converge no limite r-> 1 também (este passo é um
pouco mais difícil do que parece: tente provar, vale a pena!. Integre
até 1-eps e faça eps->0, veja que você pode fazer isso e obtenha o
resultado), e portanto está provado.

Qualquer dúvidas, fale.
--
Bernardo Freitas Paulo da Costa