Re: [obm-l] 1 -1/2 +1/3.......= Ln(2)

Acho que o seu encaminhamento estah perfeito e me
parece que eh de fato a forma mais natural de provar o
desejado. Soh faltou o arremate final, que podemos dar
chamando o Abel. Parece que vc ainda nao teve
oportunidade de conhecer o teorema dele, que, como se
dizia antigamente, cai como uma luva para este caso.
O teorema de Abel diz o seguinte: suponhamos que uma
serie de potencias Soma(a_n*x^n) tenha raio de
convergencia 1 (o teorema eh facilmente generalizavel
para qualquer raio), convergindo assim em (-1,1) para
uma funcao f. Suponhamos tambem que a serie de numeros
reais Soma(a_n) convirja. Se extendermos o dominio de
f para (-1, 1] definindo f(1) =  Soma(a_n), entao a
serie de potencias converge automaticamente em (-1, 1]
para a f extendida e -o que eh o ponto chave do
teorema - a convergencia eh uniforme em [0,1].
Considerando agora os conhecidos teoremas sobre
convergencia uniforme de sequencias e de series de
funcoes, concluimos que f eh continua tambem em x =1 e
que, portanto, lim (x->1) f(x) = f(1) = Soma(a_n).
Particularizando para o caso em questao e levando em
conta os seus argumentos, concluimos imediatamente que
1 -1/2 +1/3.... = lim (x->1) Ln(1+x) = Ln(2).

Uma outra forma de demonstrarmos a proposicao eh
considerar que Ln(2) = Integral (de 1 a 2) 1/x dx e
trabalhar com somas de Riemann.
Artur