[obm-l] Livros

Oi, Daniele,

Suponho que voce se refira a "The USSR Olympiad Problem Book", atualmente editado pela Dover, e que custa US$ 14,95 nos EUA. O ISBN é 0-486-27709-7. Este livro foi originalmente publicado em 1962 pela W. H. Freeman an Company, mas está esgotado. Realmente há QUASE o mesmo livro publicado pela MIR, chama-se "Selected Problems and Theorems of Elementary Mathematics", que aliás é o subtítulo do livro anterior, mesmos autores, mas não sei onde encontrá-lo. Alguém aqui na lista mandou um site onde comprar livros da MIR, anotei mas no momento não estou achando. Posso sugerir www.doverpublications.com, onde se encontram belíssimos livros de Matemática. Mas não esqueça de www.maa.org, o site da Mathematical Association of America, que tem coisas lindas. Em particular as séries Anneli Lax New Mathematical Library e a Dolciani Mathematical Expositions, que são um maná para professores, o que não sei se é o seu caso, mas é o meu. Se você mora no Rio ou São Paulo (eu sou do Rio) visite a M&F, livraria que importa o que você quiser. Na rede, tente www.mf.com.br.

Sem querer ser imodesto, tenho bastante informação sobre livros, pode escrever para mim por fora da lista, para não cairmos em off-topic. Se você me conhecesse, saberia que sou velho o bastante para querer que o Nicolau brigue comigo. E, para sair do off, vai um probleminha, como você pediu.

Duzentos soldados estão arrumados em 10 linhas e 20 colunas. Em cada linha, escolha o soldado mais baixo, e entre estes 10 soldados escolha o mais alto. Chamemo-lo A. Agora eles voltam para os seus lugares e em cada coluna escolhemos o soldado mais alto, e entre estes 20 soldados escolhemos o mais baixo, chamando-o de B. Quem é mais alto, A ou B?

Abraços a todos, olavo.

MSN Messenger: converse com os seus amigos online. Instale grátis. Clique aqui. ========================================================================= Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html =========================================================================