Re: [obm-l] Questoes de Geomeria

Claudio Buffara said:
> on 15.12.04 22:35, benedito at benedito@digizap.com.br wrote:
> [...]
>>
> Chame os vertices de A(1), A(2), ..., A(2n).
> [...]
> Somando separadamente as igualdades (%) e (%%), e usando (***) nos lados
> direitos, obtemos a igualdade desejada.

Um problema parecido, que não sei se é equivalente, é um teorema sobre
origamis: pegue um origami pronto e desmonte-o. Considere o diagrama de
dobras do origami, i.e. desenhe um segmento em cima de cada dobra,
independente da dobra ser para dentro ou para fora. Considere um ponto P
no interior da folha de papel, extremo de pelo menos um segmento do
diagrama. Prove:

(a) que o grau de P (i.e. o número de segmentos que lhe incidem) é par
(b) que se numerarmos os ângulos em torno de P sequencialmente, então a
soma dos ângulos pares é igual à soma dos ângulos ímpares.

Naturalmente, o origami do enunciado é ideal -- creio que supor que o
papel tem espessura zero, as dobras são todas perfeitas e que o origami
está contido na união de um número finito de planos deve ser suficiente
para garantir o resultado.

[]s,

--
Fábio "ctg \pi" Dias Moreira