[obm-l] MAIS ADIVINHAÇÕES!

Ok! Chicão e demais colegas! Alunos gostam quando exploramos brincadeiras
matemáticas ou exercícios curiosos. Vejam outras que despertam grande
interesse:

Trata-se de fazer uma adição com 5 parcelas: o aluno escolhe a 1ª e eu
imediatamente escrevo o resultado num papel, dobro e peço para que ele guarde o
papel no bolso. Em seguida, o aluno escolhe a 2ª parcela, eu a 3ª, o aluno a 4ª,
eu, a 5ª - e aí é só conferir: a soma é igual ao número que está escrito no
papel guardado no bolso do aluno (ou de algum colega).

Um suposto mágico faz uma brincadeira com uma caixa de fósforos muita curiosa.
Ele pega uma caixa, dessas comuns, e conta quantos fósforos há - 40, digamos.
Dá a caixa a alguém e pede que este retire, às escondidas, um certo número de
palitos; em seguida, que some os algarismos deste número e reponha esta
quantidade de palitos. (Por exemplo, retira 25 palitos e repõe 2 + 5 = 7
palitos). Aí, vem o surpreendente: pega a caixa, a balança ao lado do ouvido,
faz uma cena e vaticina: "Há 22 palitos na caixa! Qual o segredo, se ele não
viu nada, não teve nenhuma informação e, apenas pelo som dos palitos dentro da
caixa, descobriu a quantidade deles?

Divirtam-se!!

WebMail UNIFOR - http://www.unifor.br.