-----Mensagem original-----
De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br [mailto:owner-obm-l@mat.puc-rio.br] Em nome
de Osvaldo Mello Sponquiado
Enviada em: sexta-feira, 29 de outubro de 2004 09:13
Para: obm-l
Assunto: Re:[obm-l] ENTRETENIMENTO!

Olá, Jorge.

Na verdade, não há motivo para mudança de
massa da água unicamente pelo aumento da
temperatura...

Concordo com você que a massa de 1 litro
de água varia com o aumento da temperatura,
porque devido à sua 'dilatação', há uma
diminuição em densidade. Se não for especi-
ficado o volume, acho que não faz sentido
dizer que "quanto mais quente, mais leve é
a água."

Aliás, com a água acontece algo interessante,
que você deve saber: a densidade da água au-
menta com a diminuição da temperatura até 4ºC.
Se a temperatura diminui além deste valor, a
densidade diminui com a diminuição da
temperatura. Ainda bem, não é? Porque se não
fosse assim, o gelo seria mais denso e
os lagos começariam a congelar de baixo para
cima, aí não haveria a manutenção de uma
temperatura compatível com a vida (que acontece
sob a capa de gelo), e todos os peixes morreriam
durante o inverno dos países frios.

Atenciosamente,

Osvaldo Mello Sponquiado
Engenharia Elétrica, 2ºano