Re: [obm-l] UM POUCO DE FÍSICA!

on 27.10.04 22:34, jorgeluis@edu.unifor.br at jorgeluis@edu.unifor.br wrote:

> Uma engrenagem de 24 dentes, solta, gira em volta de uma engrenagem com 360
> dentes, fixa. Quando a engrenagem pequena voltar a sua posição inicial,
> quantas
> voltas ela terá dado em torno de si mesma?

360/24 + 1 = 16 voltas.

> Em uma balança viciada, ao inverter as posições de uma mesma quantidade de
> mercadoria para o segundo freguês eu terei lucro ou prejuízo?

Na primeira pesagem, digamos a favor da loja, um peso padrao P equilibra
mercadoria pesando Q < P. Lucro ilicito = k*(P - Q).
Na segunda, a favor do fregues, mercadoria pesando Q eh equilibrado por um
peso de Q^2/P. Lucro ilicito = k*(Q^2/P - Q).

Lucro total da loja = k*(P - 2Q + Q^2/P) = k*(P - Q)^2/P > 0.

Ou seja, a loja tem um lucro ilicito.

> Com relação ao problema dos pêndulos de pesos e tamanhos diferentes
> abandonados
> de uma certa altura, é o comprimento do cordão que faz com que o pêndulo vá
> mais depressa ou devagar. O peso não tem qualquer influência.

Na equacao da conservacao da energia, voce tem mv^2/2 = mgh (*) ==>
v^2 = 2gh ==>
a velocidade do pendulo num dado ponto soh depende da aceleracao da
gravidade e da altura maxima que ele atinge acima daquele ponto, a qual
depende, naturalmente, do comprimento do fio, mas independe da massa do
pendulo.

Uma observacao interessante: da lado esquerdo da equacao (*) acima, m
representa a massa inercial. Do direito, m representa a massa gravitacional.
A principio, nada garante que elas sejam iguais. No entanto, diversos
experimentos comprovaram essa igualdade com precisao superior a 1 parte por
bilhao.