[obm-l] INTUIÇÃO DESVIADA!

Suponhamos que estamos jogando bridge e que logo ao receber as cartas
anunciamos: "Eu tenho um ás". A probabilidade de que tenhamos um segundo ás
pode ser calculada com precisão. Prova-se que ela é de 5359/14498, ou seja,
menos de 1/2. Suponha-se contudo que todos concordem na escolha de um
determinado ás, o ás de espadas, por exemplo. A probabilidade de ter um novo ás
é agora 11686/20825, um pouco melhor do que 1/2. Por que razão a determinação de
um ás alterou as probabilidades?

Um estudante calculou a correlação entre altura e peso de um grande grupo de
crianças da terceira série de uma escola, obtendo r=0,32, mas não foi capaz de
decidir se é a altura que faz com que a criança pese mais, ou se é o excesso de
peso que faz com que a criança seja mais alta. Ajude-o a sair desse dilema.

Divirtam-se!

WebMail UNIFOR - http://www.unifor.br.