Re: [obm-l] Cordas no grafico de uma funcao

Oi Claudio,
O que acontece com relacao a derivadas eh o seguinte.

(1) Derivadas podem ser descontinuas sim, mas jamais apresentam
descontinuidade do tipo salto, aquela caracterizada pela existencia de
limites aa direita e aa esquerda mas em valores distintos. Assim, se f' for
descontinua em a, entao f' tem limite em a, apresentando  entao  aquela
descontinuidade que alguns autores chamam de essencial ou "nao removivel".
Uma forma facil de ver isto eh usar a Regra de L'Hospital. Eh por isso que
se f' eh monotona em [a,b], entao f' eh continua em [a,b], visto que funcoes
monotonas so podem apresentar descontinuidades do tipo salto.

(2) Derivadas, ainda que nao sejam continuas em seu dominio, apresentam
sempre a chamada propriedade do valor intermediario. Isto eh, se f' eh
definida em [a, b] e f'(a) <> f'(b), entao f' assume em [a,b] todos os
valores entre f'(a) e f'(b). Assim, se k estah entre f'(a) e f'(b), podemos
entao afirmar que existe algum c em (a,b) tal que f'(c) = k. Esta conclusao
eh conhecida por Teorema de Darbaux (um matematico frances) e sua
demonstracao eh surpreendentemente simples. Basta considerar a funcao
g:[a,b] -> R dada por g(x) = f(x) - k*x e analisa-la quanto a maximos ou
minimos. Assim, se f' nunca se anula em um intervalo, limitado ou nao, entao
f' tem que ser estritamente positiva ou negativa neste intervalo. Foi nisso
que me baseei para no caso das cordas afirmar que f'' era estritamente
positiva ou negatia. Esqueci de fazer este comentario na ocasiao.

Abracos
Artur