Re: [obm-l] Cordas no grafico de uma funcao

Oi, Artur:

Tem outra coisa que voce escreveu que me deixou em duvida: "o fato de f''
nao se anular em R implica que f'' eh estritamente positiva ou estritamente
negativa". Serah que isso nao pressupoe que f'' eh continua? O enunciado diz
apenas que f''(x) <> 0 para cada x real mas nao que f'' eh continua.

Por exemplo, se f(x) = x*|x|, teremos f''(x) = -2 para x < 0 e f''(x) = 2
para x > 0. Nesse caso f''(0) nao existe. De qualquer jeito, f''(x) eh <> 0
onde eh definida mas f'' nao eh estritamente positiva nem estritamente
negativa.

Talvez voce tenha razao porque, se nao me engano, uma funcao derivada nao
pode ter qualquer tipo de descontinuidade, mas eu estou meio sem saco de
procurar os detalhes num livro...

[]s,
Claudio.