Re: [obm-l] Um de geometria do Claudio Buffara

nao entendih essa parte:

"Daí UMVL seria um paralelogramo!"

por que seria um paralelogramo?

eu resolvi esse por tangentes...

no triangulo ABC de mediana AD, traçamos a altura em relação ao vértice C (corta a reta AB em H) e a altura do trangulo ABD em relação ao vértice D (corta a reta AB em I)

BHC e BID sao semlhantes pois possuem todos os angulos iguais. Como BC = 2BD, podemos dizer que BH = 2BI, e vamos chamar a medida BI de x, HC de h, AB de y

finalmente, podemos dizer que tg (IAD) = h/[2(y - x)], tg (BAC) = h/(y - 2x), tg (ABC) = h/2x

com essas equações podemos achar uma relação entre as tres tangentes que nao depende nem de h, nem de x e nem de y, portanto, o angulo ABC estah determinado unicamente pelos angulos IAD e BAC, que sao iguais para o triangulo PQR e portanto, o angulo PQR eh igual ao angulo ABC e portanto os triangulos sao semelhantes...

(é, eu também acho que a minha solução deu bem mais trabalho... hehehe)
e nessa resolução eu nao considerei o caso de os angulos em questao serem retos, mas se o forem eh muito fahcil provar que eles sao semelhantes...