[obm-l] PROBLEMAS QUE ME DEIXAM LOOOOOOOOOUCO!!!!

Pessoal, tenho essas duas pérola que me tiram o sono há tempos e gostaria de compartilhar com vocês!

(1) calcule x tal que

2 ^ [ ( x ^ 2 ) - 2 ] - 5 * ( 2 ^ x ) + 2 = 0

(2) Um rapaz foi comprar um presente e levou $1.200,00. Quando lhe perguntaram quanto custou o presente, ele disse:
" Sobrou troco, mas não direi quanto e nem o valor do presente. Digo apenas que o troco do presente, sendo lido ao contrário, é o valor de 9 presentes. Quanto custou o presente?

By the way, pessoal, gostaria de saber de vocês o que acham sobre o teor "didático" desses problemas. Particularmente acho que exercícios assim devessem ser encarados como passatempos, não como exercícios para serem usados na escola. Não faz nenhum sentido, por exemplo, ter algum desses exercícios  num vestibular. Comentem!!!
Grato!
Alan