Re: [obm-l] PROBLEMAS QUE ME DEIXAM LOOOOOOOOOUCO!!!!

Title: Re: [obm-l] PROBLEMAS QUE ME DEIXAM LOOOOOOOOOUCO!!!!
on 08.10.04 13:46, Alan Pellejero at mathhawk2003@yahoo.com.br wrote:

Pessoal, tenho essas duas pérola que me tiram o sono há tempos e gostaria de compartilhar com vocês!

(1) calcule x tal que

2 ^ [ ( x ^ 2 ) - 2 ] - 5 * ( 2 ^ x ) + 2 = 0

Essa equacao tem 2 solucoes, uma das quais eh -1, achada por inspecao.
A outra eh muito provavelmente irracional e vale cerca de 2,61530987...

A fim de provar que estas sao as unicas solucoes, derivamos f(x) = 2^(x^2 - 2) - 5*2^x + 2, obtendo:
f'(x) = ln(2)/2*(x*2^(x^2) - 10*2^x)
f'(x) = 0 ==> 2^(x^2-x) = 10/x   (#).

Para x <= 1, f'(x) eh claramente negativo e para x >= 3, claramente positivo.
Alem disso, para x > 1, o lado esquerdo de (#) eh crescente enquanto o lado direito eh decrescente.
Em suma, f'(x) tem uma unica raiz ==>
f(x) tem no maximo duas raizes ==>
f(x) = 0 tem exatamente as duas solucoes acima

*****

(2) Um rapaz foi comprar um presente e levou $1.200,00. Quando lhe perguntaram quanto custou o presente, ele disse:
" Sobrou troco, mas não direi quanto e nem o valor do presente. Digo apenas que o troco do presente, sendo lido ao contrário, é o valor de 9 presentes. Quanto custou o presente?

Seja P o valor do presente.

Se o troco tiver 1 ou 2 algarismos, entao o presente terah custado pelo menos $1101 e um numero de 1 ou 2 algarismos nao pode ser igual a 9 vezes um numero superior a $ 1100. Logo, o troco deve ter 3 ou 4 algarismos.

Suponhamos que o troco tenha 3 algarismos.
Chamemos esse troco de 100A + 10B + C, onde A, B e C sao algarismos.

Entao:
P + 100A + 10B + C = 1200
100C + 10B + A = 9P

Subtraindo a segunda equacao da primeira e rearrumando, obtemos:
10P + 99(A - C) = 1200 ==>
10 divide A - C ==>
A = C ==>

P + 101A + 10B = 1200
101A + 10B = 9P ==>

10P = 1200 ==>
P = 120 ==>
T = 1080, um numero de 4 algarismos ==>
contradicao ==>
o troco nao possui 3 algarismos ==>

o troco terah necessariamente 4 algarismos: 1000A + 100B + 10C + D, onde jah sabemos que  A = 1  e  B = 0 ou 1  pois o troco eh inferior a $1200.

P + 1000A + 100B + 10C + D = 1200
1000D + 100C + 10B + A = 9P ==>

10P + 999(A - D) + 90(B - C) = 1200 ==>
10 divide A - D  ==>
A = D = 1 =>

P + 1001 + 100B + 10C = 1200
1001 + 100C + 10B = 9P ==>

P + 10C = 199 - 100B
P - 9C = 120 - 9B

Caso 1: B = 0 ==>
P + 10C = 199
P - 9C = 120 ==>
C = 79/19 <> inteiro ==>
contradicao

Caso 2: B = 1 ==>
P + 10C = 99
P - 9C = 111 ==>
C = - 21/19 < 0 ==>
contradicao

Conclusao: o problema nao tem solucao.

OBS: Se o presente custar $120, o troco serah $1080 = 9*$120, soh que o enunciado fala no troco lido de tras pra frente.

[]s,
Claudio.