Re: [obm-l] Intervalos

Eu concordo plenamente !
Acho que foi vascilo dele mesmo.
Não era sobre elementos finitos que ele estava
falando. Puxei esta matéria este semestre :)

Partindo para o cálculo encontrei algumas listas de
exercício de Análise, muito boas (Fonte:
http://w3.impa.br/~viana/elan.html) e gostaria do
comentario de voces:

20)Uma função f : R -> R é dita uniformemente contínua
se dado um e existe z tal que para todos x, y
pertencentes a R temos que se |x-y|<z então
|f(x)-f(y)|<e
[eu conhecia a definição de funções uniformemente
contínuas para funções complexas, para as reais é um
pouco mais fácil :)]

b)Prove que se f satisfaz |f(x)-f(y)|<C.|x-y| para
todos x, y reais e alguma constante C>0 então f é
uniformemente contínua.
c)Prove que toda função contínua definida em um
intervalo fechado é uniformemente contínua.

No item b eu comecei a partir da hipótese de que
|f(x)-f(y)|<C.|x-y|, C>0
Dividi os dois lados pelo numero positivo
|x-y| ficando
|f(x)-f(y)|/|x-y|=|[f(x)-f(y)]/(x-y)|<C
Extraindo o limite de ambos os membros quando x->y
vem que f'(x)=C>0=> f é derivável e de imediato é
continua.
Mas no item c não tenho idéia. Alguém se habilita ?

Atenciosamente,

Osvaldo Mello Sponquiado
Engenharia Elétrica
UNESP - Ilha Solteira