Re: [obm-l] algumas de combinatória

Andre Silveira Ramos wrote:

> Aí pessoal, estou com alguns problemas de combinatória que não estou
> conseguindo sair do lugar.
> Preciso de algumas dicas....
>
>  (i) Considere um conjunto P de 30 pontos do espaço e P1 um
> subconjunto de 12 pontos coplanares de P. Sabe-se que sempre que 4
> pontos de P são coplanares, então eles são pontos de P1. Quantos são
> os planos que contém pelo menos 3 pontos de P?

Tome x pertencente a P \ P1.
Note que x não pode ser coplanar com os pontos de P1 pois se fosse
qualquer escolha de 3 elementos de P1 e o elemento x formariam um
conjunto de 4 pontos coplanares que não está contido em P1.
Para cada par de elementos distintos {y, z} de P1 o conjunto {x, y, z}
determina um plano. Como x não pertence ao plano de P1 não pode haver um
outro ponto de P no plano determinado por {x, y, z}. Como isso vale para
cada x escolhido e para cada par {y, z}, o total de planos é dado pelo
nr. de opções para x vezes o nr. de pares de pontos de P1 + o nr. de
planos formados por 3 pontos fora de P1 (cada tripla deve determinar um
plano diferente) +  1 (o próprio plano dos pontos de P1), ou seja
18 * Binomial(12, 2) + Binomial(18, 3) + 1

>   <>(iv) Calcular a soma de todos os números de 5 algarismos distintos
> formados com os algarismos 1, 3, 5, 7 e 9.

esses números são todas as permutações de 13579, podemos quebrar a soma
desses números em somas das unidades, das dezenas, centenas...
quantos números tem 1 como unidade? claramente, temos 4! maneiras de
escolher os demais algarismos... e isso também vale para as outros
valores das unidades e também para as posições mais significativas dos
números, então temos
4! (1 + 10 + 100 + 1000 + 10000) (1 + 3 + 5 + 7 + 9) = .