[obm-l] Pra lembrar os velhos tempos... Um pouco de PCP

Ola turma!!!

Parece que ha algum tempo nao vejo um problema
olimpico postado na Lista. Ja que ninguem manda nada,
eu mando alguns para a galera ir fazendo alguma coisa
divertida...

Seja n>4 um inteiro. Prove que para quaisquer numeros
a(i), 1<=i<=n, satisfazendo

           1<=a(1)<a(2)<a(3)<a(4)<...<a(n)<=2*n

existem i e j, i<j, tais que

               M.M.C.(a(i),a(j))<=3n+6.

Ah, ultimamente tenho pensado em um grupo de resoluçao
de problemas, mais ou menos como acontecia em revistas
famosas como a KöMaL ou na Crux Mathematicorum. Assim:
 nos resolvemos um problema de alguma revista de
Matematica, em conjunto, e enviamos a soluçao como
sendo da Lista OBM-L (ou outro nome que convier...). O
que ces acham