Re: [obm-l] Re:[obm-l] Re: O que é limite?

Uma forma interessante de se entender o limite, sem
descaracterizar a definicao formal, eh imaginar um
jogo eps/delta. Um dos participantes joga com o eps, o
outro com o delta. O que tem o eps da um valor para
ele, digamos 10^(-5). O que joga com o delta tem entao
que dar um valor para o delta tal que, no caso de x
estar no dominio de f e atender a 0<|x-a|<delta,
garanta |f(x) - L|< eps. O jogador que tem o eps ganha
se ele conseguir um valor de eps para o qual o
adversario naum encontre um delta adequado.  Assim,
ele so vai ganhar se f nao tiver limite L no ponto a.
Caso contrario o jogador do delta ganha o jogo. Ou
seja: lim x->a f(x) = L, ganha o jogador do delta;
caso contrario, ganha o do delta. Se vc joga com o
delta e a condicao de limite eh satisfeita em a, entao
vc pode desafiar quem quer que seja a apresentar um
eps, que vc consegue um delta que funcione.
Artur

http://planeta.terra.com.br/informatica/brunoreis/brunoreis.key