Re: [obm-l] Pontuação - IMO

On Wed, Jul 14, 2004 at 11:27:08AM +0000, Daniel Regufe wrote:
> Alguem poderia me explicar direito o esquema de pontuação da IMO ...
> Quanto vale cada questão ...
> Quantos pontos Fabio fez ano passado pra levar a prata ... quantos pontos
> fez o animal q ficou em primeiro na pontuação ... como foi o resto do
> pessoal do Brasil ano passado ... o país mais animal em matematica ... ou
> seja ... essas curiosidades ..

São 6 questões e cada uma vale 7 pontos, assim a pontuação máxima possível
é de 42 pontos. Em geral uns poucos alunos conseguem este valor máximo;
ano passado foras 3. Na IMO da Romênia-1999 ninguém passou de 39 e nas IMOs
dos EUA-1981 e Cuba-198? houve um monte de gente (> 20) com 42 pontos.

O país que tem tido o maior número de pontos total no maior número de IMOs
desde a dissolução da URSS é a China, mas a Rússia e o Iran já conseguiram
superar a China em total de pontos algumas vezes; ano passado, a Bulgária
foi o país com maior número total de pontos. Vale lembrar que a IMO é uma
competição entre pessoas e não entre países então esta idéia de somar os
pontos dos 6 alunos para ver qual país fez mais pontos é comum, mesmo no
tribunal internacional, mas mesmo assim não é nada oficial.

[]s, N.